ES / EN
Blog
Archivo OCS

A nova escrita virtual e as conseqüências nos aspectos psicomotores

Por: Cléria M. Bittar Bueno & Elci A. R. Macedo Patti


Para citar este artículo: Bittar Bueno, Cléria M. & Macedo Patti, Elci A. R., 2005, "A nova escrita virtual e as conseqüências nos aspectos psicomotores". Original. Disponible en el ARCHIVO del Observatorio para la CiberSociedad en http://www.cibersociedad.net/archivo/articulo.php?art=212




INTRODUCCIÓN / RESUMEN

Mais do que uma mudança no comportamento das pessoas, o computador tem influenciado no desenvolvimento psicomotor assim como no aparecimento de um fenômeno que surge diante da necessidade de se digitar cada vez mais depressa para acompanhar o ‘dialógo virtual’: o da criação de um alfabeto e um sistema de escrita únicos. Este é mais um desafio para educadores e pais, pois o vício leva à uma escrita cada vez mais comprometida tanto no âmbito da ortografia como nos aspectos psicomotores.

More than a change in people behavior, the computer has influenced in the psychomotor development as well as in the emergence of a phenomenon that appears as a result of the necessity of typing faster to follow the 'virtual dialogue': a creation of an alphabet and an unusual system of writing. This is a challenge for educators and parents, cause this vicious way of writing, leads them to create a ‘condemned’ writing for instance, the orthography -, as a result of the necessity to be agile, the same occurring in the psychomotor aspects.