Enviado 16/11/2009 - 02:09 (GMT+1)
Enviado 25/11/2009 - 19:47 (GMT+1)
Boa noite Ana Hernandez,
tudo bem?
Gostei muito de sua aobrdagem do tema Comunicação Mediada por Comunicação", que faz parte de minhas pesquisas atuais aqui no Brasil.
Gostaria que você falasse um pouco mais do conceito de "empatía" e sua importância na interação CMC.
Tenho uma pergunta: Seria possível diferenciar o uso do computador para se comunicar em dois aspectos fundamentais: expontâneo e obrigatório?
Quero dizer, os professores jovens tem mais motivações para utilizar o computador, do que os professores mais experientes?
Mais uma vez, parabéns por sua comunicação.
Vander (São Paulo/Brasil)
Enviado 29/11/2009 - 20:56 (GMT+1)
Vanderlei de Castro dijo:Boa noite Ana Hernandez,
tudo bem?
Gostei muito de sua aobrdagem do tema Comunicação Mediada por Comunicação", que faz parte de minhas pesquisas atuais aqui no Brasil.
Gostaria que você falasse um pouco mais do conceito de "empatía" e sua importância na interação CMC.
Tenho uma pergunta: Seria possível diferenciar o uso do computador para se comunicar em dois aspectos fundamentais: expontâneo e obrigatório?
Quero dizer, os professores jovens tem mais motivações para utilizar o computador, do que os professores mais experientes?
Mais uma vez, parabéns por sua comunicação.
Vander (São Paulo/Brasil)
Creo que, en efecto, sería importante diferenciar entre el uso obligado y el espontáneo. Sería razonable pensar que alguien que hace un uso espontáneo podría tener a priori una mayor motivación e interés, que le llevaría a interacciones de mayor calidad.
Respecto al uso obligado sería interesante reflexionar sobre dos aspectos:
- podría al principio traducirse en un mayor desinterés y falta de implicación.
- tal vez una vez acostumbrados al uso personas que inicialmente no tenían intención de utilizarlo podrían familiarizarse y potenciar sus beneficios.
¿Qué pensáis al respecto?
Enviado 30/11/2009 - 17:06 (GMT+1)
Asunto: Comunicación Mediada por Computadoras (CMC). Significados que adquiere en las prácticas comunicativas cotidianas de profesores de La Universidad de La Habana
IV Congreso de la CiberSociedad
España
Enviado 12/11/2009 - 00:00 (GMT+1)