IV Congresso da CiberSociedade. Crise analógica, futuro digital

Tudas as atividades

HKp: Apropiación creativa


HKp: Apropiación creativa

Estamos buscando exemplos de objetos, ferramentas, equipamentos ou softwares nos quais usuários têm empreendido mudanças, buscando dar-lhes um uso diferente daquele para o qual foram originalmente criados.

Nosso questionamento é se a atitude "hacker" de apropriação criativa do software vai mais além das tecnologias eletrônicas, relacionando-se com um tipo de criatividade próprio da espécie humana. Estamos buscando exemplos em todos os ámbitos nos quais os usuários modificam um artefato para fazer com que ele possa ser usado de forma diferente da que costumeiramente acontece.

Você conhece algum caso? Convidamos você a ver os casos recolhidos e acrescentar outros. Também convidamos você a discutir estas questões como uma atividade paralela no Congresso.

Wiki HKp

HKp HKP HKp

Ver ficha completa

Anecdotarium de proyectos colaborativos y comunidades virtuales


Anecdotarium de proyectos colaborativos y comunidades virtuales

Queremos episódios! Narrações pessoais de primeira mão, de alguma experiência, aventuras, problemas, confusões ou medos relacionados à comunidades virtuais e projetos colaborativos que finalmente façam algo de divertido e simpático. Os episódios são uma grande fonte de sabedoria e nossa intenção é conhecer através destas histórias sobre projetos colaborativos mediados pelas TIC. Sabemos muito pouco como se organizam,e tão pouco sabemos do seu dia-a-dia ou de sua maneira de fazer?Acreditamos que tenham muitos episódios interesantes para contar-nos.

Blog Anecdotarium

Ver ficha completa

Crise analógica, futuro digital. Visões


Crise analógica, futuro digital. Visões

Buscamos imagens; imagens que nos permitam ilustrar da maneira mais ampla possível os processos, os valores, as ferramentas, a estética, os usos e costumes, as realidades, os sonhos deste processo de mudança no qual estamos inseridos: crise analógica, futuro digital. Presente na transição...

Envia tuas imagens ou aquelas localizadas para debater sobre elas e criar de forma colaborativa um "Álbum de imagens-2009" que ilustre os velhos e novos modelos e os processos de transição analógica e digital em que vivemos.

Ver ficha completa

Ética Hacker vs ética Salander


Ética Hacker vs ética Salander

Esta actividade paralela do congresso tem o formato seminário aberto no qual se propõe um debate a partir de dos obras principais:

  • As novelas da trilogia Millennium de Stieg Larsson
  • O ensaio ' A ética hacker' de Pekka Himanen

Tomando como tema de discussão a confrontação de dos modelos éticos: a ética pessoal que Larsson cria para Lisbeth Salander e a ética hacker que Himanen compila e que, nas suas próprias palavras, "pressupõe um caminho para a nossa sociedade e para cada um de nós".

Ver ficha completa

Que te sugere o lema?


Que te sugere o lema?

Esta cuarta edición do congreso, preséntase cunha lema un tanto provocador:

"Crise analóxica, futuro dixital".

A frase é o resultado dunha consulta previa na primeira fase do congreso, durante a cal recibíronse máis de 500 propostas de lema, que posteriormente foron seleccionados por parte da coordinación do congreso para unha votación final, na que participaron os membros do Comité de Apoio á Organización.

Froito daquela experiencia, e en vista das polémicas e debates que xurdiron durante o proceso de selección da lema, decidiuse en consonancia coa filosofía de Living Congress abrir un espazo para opinar en torno ao mesmo, e situarse en relación ao concepto tanto a favor como en contra.

Ver ficha completa