IV Congresso da CiberSociedade. Crise analógica, futuro digital

Você cria o Congresso!

Living Congress?


Living Congress é um novo modo de congresso on-line com um alto componente experiencial e participativo. É um espaço on-line desenhado especialmente para a apresentação e para o intercâmbio de análises, reflexões, investigações e experiências de pessoas com perfis diversos que estão interessadas em temas CiberSociais e que estão em todas as partes do mundo.

Em um Living Congress são os seguidores, participantes e colaboradores que modelam e constroem o formato de modo a desenvolver o Congresso por meio de módulos e etapas que se sucedem no tempo.

Living Congress é uma idéia originária do Observatório da CiberSociedade e da equipe diretora do IV Congresso da CiberSociedade na aspiração por continuar inovando nas próprias iniciativas na rede.

O que vai encontrar?


No Living Congress IV Congresso da CiberSociedade acontecerá durante o ano de 2009 em diversos módulos ou etapas de participação dos que podem intervir em função dos próprios interesses. A participação no Living Congress começou em março com o módulo "Construir do Congresso" e programava as diversas atividades modulares consecutivas anteriores a discussão de comunicações.

Convidamos você para esta experiência única de participação, de criação e de inovação na rede que já começou. Se você perdeu algum dos módulos anteriores pode encontrar o que passou no Blog do Living Congress.

Mural sobre "Crise Analógica, futuro digital"

Esta quarta edição do congresso traz uma disputada eleição entre as mais de 500 propostas enviadas pelos participantes da fase prévia (maio 2009) e se apresenta com um tema um tanto provocador: "Crise analógica, futuro digital". O que te sugere? Deixa tua opinião no Muro!

Chamada para papers multiformato
A forma de participação pricincipal no congresso se dará através das comunicações, e nesta edição segue uma filosofía de inovação para congressos devido às algumas questões que estamos apostando, como um formato multimedia. Os papers ou as chamadas comunicações es abertas até o dia 5 de outubro.

Experiências paralelas
A partir do mês de setembro, do mesmo jeito que vimos encaminando a discussão do tema, se ha abierto um novo espaço de experiências paralelas, ou seja uma espécie de oficinas prévias à discussão das comunicações, nas quais também se pode participar.

Como são definidos os temas do congresso?


O Observatório da CiberSociedade e o Citilab planejam a aventura de participar no primeiro "congresso vivo".

A IV edição do Congresso da CiberSociedade tem apostado em desenvolver um congresso on-line que se define, se constrói e se evolui partindo das visões e dos aportes dos seguidores, participantes e colaboradores. Os convidados para esta experiência única de participação, criação e inovação na rede que já iniciou.

Já temos... 1 tema, 90 temáticas e 1000 formas de viver o congresso que tem sido definidas pelos 500 participantes de "Construir o congresso".

Durante o mês de março e de abril, tivemos a aberto um processo participativo para desenhar com todos o contexto temático do congresso (estes são os âmbitos correntes que se marcam), no que tem participado mais de 500 pessoas.

Ao longo desta consulta se tem resgatado cerca de 550 temas, mais de 1000 propostas temáticas para o debate e mais de 600 combinações de impressões (Geolocalização, música, sabor e aspecto) que identificassem a força informal do congresso.

Dentre todos os temas enviados e depois de um processo deliberativo que tem participado a área estratégia e o comitê de apoio à organização do congresso (cerca de 100 pessoas), foi escolhido o tema "Crise analógica, futuro digital".